sábado, 16 de janeiro de 2010

São Thomé das Letras - MG


São Thomé das Letras é uma cidade show, eu ouço falar desta cidade dês dos meus dezesseis anos. Sempre tive vontade de conhecê-la, mas sempre aparecia algum imprevisto e não dava para eu ir com meus colegas. Quando eu pensei em ir para Ibitipoca, logo imaginei de passar lá na volta, e não deu outra.
STL é uma cidade muita divulgada e turística, dizem que o seu turismo é o ano inteiro nos finais de semana. Suas principais festas são a do mês de agosto e o reveillon. É uma cidade que vale a pena conhecer, tanto em seus finais de semana que são mais pacato ou em suas festas, o único problema é que se você for uma vez, vai querer voltar sempre!
O que da para fazer? Eu fiquei três dias na cidade, e vou te falar uma coisa, aproveitei muito! Escalei, fiz boulder, fui em cachoeiras, na Pedra da Bruxa, Pirâmide, Cruzeiro, fui em altos rock n’roll, reggae, barzinhos, milhões de lojas de artesanato e etc. Lá tem escalada e boulders e para melhores informações, procurar a loja de escalada que fica no centro da cidade onde vende o croqui das vias. Já as cachoeiras, a única que eu indico é a Garganta do Diabo, muito boa! Lá tem várias cachoeiras, mas não gostei delas, pois achei muito sujas, onde eu queria até chamar atenção nesta postagem, que foi o único ponto de STL que me desagradou foi à questão da sujeira, em todos os pontos turísticos da cidade, como: guimba de cigarro, papel-lata-garrafas no chão, fiquei desapontado é muita sujeira mesmo!
Outra dica que dou para quem pretende visitá-la, é separar uma grana para comprar artesanatos, eu fiquei de cara com as lojinhas, só roupas loucas, e com preço bem acessíveis. Os artesanatos de pedras são alucinantes e de muito bom gosto.
Agora indo direto ao assunto, o principal atrativo STL, é a noitada, muito quebradeira, é festa a noite inteira, com shows ao vivo para todos os estilos e gostos.
Lá também tem algumas grutas, dentre elas a mais famosa Gruta do Carimbado, que liga STL à “Machu Picchu”.
Onde ficar? Como já disse STL é uma cidade bastante turística, e hospedagem é o que não falta. Nas datas comemorativas, o preço é mais alto, mas em baixa temporada as coisas são bem baratas. Lá tem hotéis, camping, pousadas e quartos, é só você dar uma rodada na cidade que irá encontrar algo.
Como chegar? Para chegar em STL, usarei Aiuruoca como início, pois foi de lá que eu partir sentido a STL. Sai de Aiuruoca e peguei a BR 267 sentido a Caxambu, só que entrei no trevo que vai para Cruzília. De Cruzília à STL são 35 hm de estrada de terra, que por sinal é boa, falo isso porque passei por ela chovendo, e dá para passar carros baixos tranquilamente.

Cachoeira Véu da Noiva



Garganta do Diabo



Cachoeira Vale das Borboletas



Igreja de Pedra



Gruta no centro da cidade
 
Gruta do Carimbado



Pirâmide lotada



Cruzeiro



Pedra da Bruxa



Bar do 2 - Escalada Divinópolis Bob - Giovane - Luquinha - Eu



Vento Ventania



Slack



Escalada



II



Boulder



Giovane no boulder


Nenhum comentário: