sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Pico do Papagaio - Aiuruoca MG

Aiuruoca é uma cidade espetacular com um grande potencial para o ecoturismo, pena que ele não é divulgado, atrapalhando o desenvolvimento da cidade até mesmo em relação a empregos, mas por outro lado esta falta de divulgação ajuda na conservação do patrimônio natural que a cidade oferece. Mas a cidade já percebe o seu potencial, tanto que já foi aprovado o Parque Estadual Pico do Papagaio, que já tem o terreno demarcado, porém ainda não esta cercado.
Falar em Aiuruoca é citar suas belas cachoeiras, Vale do Matutu e principalmente o Pico do Papagaio de 2.293 metros de altitude. Sem falar em uma cidadezinha bem bonita, organizada, hospitaleira e aconchegante.
O que da para fazer? Eu recomendo, que qualquer pessoa que vá a Aiuruoca, não deixe de fazer o trekking do Pico do Papagaio. A dica que dou para fazer ele é com um guia, pois suas trilhas são fechadas, não tem sinalização, acho meio arriscado fazer ele sozinho. A cidade conta com guias capacitados, eu até utilizei o serviço de um guia, o nome dele é Ataide, muito gente boa e é um morador local, mora na localidade Pedra, sentido ao Vale do Matutu. Ao fazer o percurso do Pico do Papagaio, utilizei o GPS, que realmente foi muito preciso, e todo o caminho que o guia fez comigo, era o mesmo que o GPS indicava, e ele não perdeu o sinal hora alguma, mesmo dentro da mata. Mas mesmo assim, se for a sua primeira subida ao pico, é melhor usar um guia. Outra dica que dou para fazer o pico é ir bem cedo, pois eu gastei sete horas de caminhada para subir e descer, tendo que levar um lanche e água, mas a água tem como coletar em alguns pontos do caminho. O Pico do Papagaio também da para ser escalado, e até onde eu sei é de duas vias que se chamam Nirvana e Face Sul. Uma delas tem uma passagem de sexto grau e outra de um oitavo grau, para melhores betas, procurar a FEMEMG.
Outro atrativo de Aiuruoca, são suas cachoeiras, muito bonitas, porém algumas com difíceis acesso para nadar ou chegar perto. Dentre as cachoeiras que conheci, indico a dos Garcias e da Esperança, uma do lado da outra, a Cachoeira das Fadas, excelente para nadar, a Cachoeira Deus-me-livre e o pocinho, ambos do lado da cidade.
Outro lugar bacana é o Vale do Matutu, que conta com algumas lojinhas de artesanato, o Casarão do Matutu, e pessoas bem legais e receptivas.
Onde ficar? Onde ficar é aquela velha história, tem estadias de todos os preços e gostos. No Vale do Matutu, as estadias são bem caras, mas na Pedra tem campings baratos, ou se não estadias em Aiuruoca. Eu por exemplo utilizei uma pensão de família, com um preço bem bacana, limpinha, honesta e hospitaleira. Sua dona, chama-se Dona Virgínia, uma senhora de idade, muito bacana que conta com a colaboração de seu filho Nelson, que também é muito gente boa. A cidade conta com posto de gasolina, supermercado e com o Banco Bradesco.
Como chegar? Esse destino vai ter como início Conceição do Ibitipoca, pois foi dele que eu sai sentido Aiuruoca. Saindo de Conceição do Ibitipoca sentido a Lima Duarte, você pegará a BR 267 sentido a Caxambu – São Paulo – BR 381, mas antes de você chegar em Caxambu, você irá passar no trevo que indica Aiuruoca. Do trevo até a cidade são 9 km, sem falar que da BR 267 já da para avistar o Pico do Papagaio.

Mapa de Aiuruoca e região


Abastecendo na BR 267



Rumo a Aiuruoca (Mágicas mesmo!)
 

Pico do Papagaio tampado pela neblina - BR 267



Cachoeira Deus-me-livre



Cachoeira do Batuque
 
Cachoeira Três Marias



Cachoeira dos Garcias



Cachoeira da Esperança



Cachoeira das Fadas



Eu e a Dona Virgínia - Dona da Pensão



Casarão do Matutu



Pico do Papagaio 2.293 metros de altitude

Nenhum comentário: