quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Conceição do Ibitipoca (Parque Estadual do Ibitipoca) - MG


Conceição do Ibitipoca é um excelente local para ser visitado, contando com uma belíssima paisagem da natureza, tanto no Parque Estadual do Ibitipoca, como ao seu redor. Conceição do Ibitipoca além do Parque Estadual, conta com outros atrativos da região, incluindo passeios de off-road, passeios à cavalos, cachoeiras da região, e uma cidadezinha aconchegante.
O que da para fazer? O principal atrativo de Ibitipoca, são as caminhadas – trekking. Para visitar Ibitipoca, você irá precisar de no mínimo três dias, pelo motivo de conquistar os três circuitos que o Parque oferece. Mas se você puder ficar mais dias, pode ter certeza que você irá só lucrar. O primeiro é o Circuito das Águas de 5 km, incluindo: Lago dos Espelhos, Ducha, Lago Negro, Prainha das Elfas, Prainha, Gruta dos Gnomos, Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos, Rio do salto e Gruta dos Coelhos. O segundo é o Circuito Pico do Pião de 10 km, incluindo: Gruta do Monjolinho, Gruta do Pião, Gruta dos Viajantes e Pico do Pião (1.720 m). O terceiro é o Circuito Janela do Céu de 16 km, incluindo: Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico da Lombada (1.784 m), Gruta dos Fugitivos), Gruta do Três Arcos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Rio Vermelho e Janela do Céu.
Recomendo que faça os três circuitos nesta ordem, até mesmo para acostumar o corpo. Outra coisa que falo, é que os três circuitos são tranqüilos, até mesmo para quem não é acostumado a caminhar, uso como exemplo uma grávida de sete meses que fez o Circuito Janela do Céu de 16 km, e ela própria disse que foi uma caminhada tranqüila.
Dicas para fazer os circuitos: O primeiro circuito da para fazer muito rápido, pois é o menor, mas vale à pena chegar cedo, para você fazer uma caminhada mais lenta e proveitosa, e para você tomar um sol e nadar nas cachoeiras e poços. O segundo circuito, é uma caminha mais puxada, pois é basicamente um morro. Mas quanto mais cedo você começar melhor é. Outra dica deste circuito, é a Gruta do Monjolinho, que você só entra nela mergulhando, mas é super tranqüilo é  um espaço de no Máximo um metro, vale a pena conferir. O terceiro circuito, realmente você é obrigado a começar cedo, pois é um bom chão com muitos atrativos, mas é tranqüilo. Neste circuito você terá que levar um lanche e água. Eu fiz ele muito tranqüilo, gastando oito horas, levei um bom lanche, e um cantil de um litro, pois durante o percurso, da para captar água. Outra dica que dou sobre o Circuito da Janela do Céu, é de começar o circuito por um lado e terminar por outro, pois tem gente que vai e volta pelo mesmo caminho, perdendo a chance de conhecer mais o parque.
Os três circuitos são muito bem sinalizado as trilhas, e o Parque distribui mapas no Centro de Visitantes.
Outra coisa que volto a repeti, é que Conceição do Ibitipoca, oferece outros atrativos além do Parque, basta você se informar na cidade sobre estes.
Onde ficar? Onde você irá ficar, será mais ou menos proporcional a o que você irá levar, exemplo camping. A cidade conta com vários aposentos, desde quartos com lareiras, até áreas de camping. No geral eu achei bem barato as estadias, como os campings até as pousadas mais simples, já os de luxo é daquele jeito, nem vou comentar o preço. A cidade conta com supermercados, mercearias, barzinhos aconchegantes, lojas de artesanato, mas não tem posto de gasolina, o mais perto é em Santa Rita de Ibitipoca ou Lima Duarte, por isso encha o tanque antes de ir. No fim da postagem segue algumas dicas de onde ficar.
Como chegar? Como é de costume, todos os trajetos tem como marco inicial Divinópolis, e o percurso que faço. Divinópolis pegando a BR 494 sentido a Oliveira – BR 381. Pega um pequeno trecho da BR 381, entrando sentido a São João Del Rei. Chegando em São João, pegar a BR 265 sentido à Madre de Deus de Minas, pegando a BR 383 sentido a Piedade do Rio Grande, logo após passar por esta cidade, irá passar por um trecho de + ou – 19 km de estrada de terra, até Ibertioga. De Ibertioga, você irá pegar um bom trecho de terra, passando por Santa Rita de Ibitipoca, até chegar em Conceição do Ibitipoca. 

Sites: http://www.ibitipoca.tur.br/
http://www.cantodavida.com.br/
http://www.ibitipoca.tur.br/aldeia/

Mapa do Parque (Os três circuitos)



Portaria do Parque
 
Centro de Visitantes Saint-Hilaire



Maquete do Parque



Circuito das Águas (Ponte de Pedra)



Circuito Pico do Pião (Pico do Pião 1.720 m)

Circuito Janela do Céu (Janela do Céu)


Nenhum comentário: