A travessia Petrópolis a Teresópolis é um passeio fantástico, podendo avistar uma paisagem exuberante da Mata Atlântica. Essa travessia é realizada no Parque Nacional Serra dos Órgãos. O nome do parque, Serra dos Órgãos, é devido a suas montanhas rochosas pontiagudas, que lembram os órgãos musicais das igrejas européias. O nome da travessia é Petrópolis a Teresópolis, o motivo é que você fazendo neste sentido, a pessoa à medida que for andando vai se deparando com as paisagens. Se você fizer sentido Teresópolis a Petrópolis, o caminhante irá fazer todo o percurso de costas para as paisagens.
Dentre os principais atrativos do parque são: Castelos do Açu, Pedra do Sino (2263m) ponto culminante da travessia, Dedo de Deus (1692m) marco do montanhismo brasileiro, Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Cabeça de Peixe, Verruga do Frade, Agulha do Diabo e outros. Dependendo do tempo que fazer na travessia, pode se avistar a Bahia de Guanabara, a ponte Rio - Niterói e a noite a cidade do Rio de Janeiro com as cidades vizinhas de luzes acesas.
O trajeto total tem a soma de 32 km, e o trekking tem a classificação de pesado –médio – leve, são três classificações, pois a travessia é realizada na maioria das vezes em três dias. Três dias é a melhor opção, pois as caminhadas ficam confortáveis, podendo ter paradas de tempo maior, caminhar sem pressa, tempo para curtir a natureza, tempo para realizar fotografias e sem correria para armar e desarmar acampamento.
Vale lembrar que essa travessia é feita em uma região bem montanhosa, com subidas muito ingrenes, forçando os joelhos e com uma mochila nas costas com um peso na média de 15 a 20 kg. Então quem pretende fazê-la é muito bem recomendado um preparo com antecedência, como praticar uma caminhada ou uma corrida, pois você pode ter certeza que suas trilhas iram cobrar de você, principalmente o trecho da Izabeloca, parte mais ingrene da travessia, com degraus muito altos.
O que levar? Tudo, menos água, mas sim garrafas para captar nos locais adequados. Aconselho levar duas pet dois litros, e clorin para os mais cismados (eu não usei e foi tranqüilo). Uma boa barraca, leve, que agüente geada, sereno e chuva. Um bom agasalho, juntamente com luvas, toca, cachecol, pois os acampamentos são em lugares altos (consultar o tempo antes de ir). Botas cano alto e impermeáveis, pois a caminhada é em um terreno irregular e com charco ( boas meias também para uma caminhada confortável e para evitar bolhas). Calças para evitar ficar raspando as pernas em capins e espinhos. Short térmico para evitar assaduras, hipoglós e maisena, para cura-lá. Equipamentos de orientações como bússolas e GPS. Kit primeiros socorros. Fogareiro com seu combustível, head lamp (pilhas extras), panelas – copo - talheres , fósforos, isolante térmico, um bom saco de dormir e a sua alimentação de três dias (evite enlatados, pois ocupam espaço e são pesados).
Como chegar? Saindo de Divinópolis pela BR494 sentido a BR381. Após pegar a BR381, seguir até a BR265 até Barbacena e pegando logo em seguida a BR040. Seguindo pela BR040, entrar no trevo que vai para a cidade de Petrópolis e procurar a entrada do parque que fica no bairro Bomfim.
OBS: Não recomendo de forma alguma faze-lá sem guia, mesmo que seja uma pessoa acostumado com travessias, equipada com GPS e bússola. Procure um guia, que o passeio será muito mais agradável e tranqüilo.
Mapa da Travessia
Pedra do Queijo
Izabeloca
Camping nos Castelos do Açu
Açu sobre as nuvens
Paz de Jah
Por do sol visto pelo Sino (2.263m)
Abrigo Quatro
Cachueira Véu da Noiva em Teresópolis
Esq. p/ dir. Escalavrado - Dedo de Nossa Senhora - Dedo de Deus - Cabeça de Peixe
Equipe Sagatiba
Pedra do Queijo
Izabeloca
Camping nos Castelos do Açu
Açu sobre as nuvens
Paz de Jah
Por do sol visto pelo Sino (2.263m)
Abrigo Quatro
Cachueira Véu da Noiva em Teresópolis
Esq. p/ dir. Escalavrado - Dedo de Nossa Senhora - Dedo de Deus - Cabeça de Peixe
Equipe Sagatiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário