domingo, 23 de junho de 2013

Fogareiros

O fogareiro é um equipamento muito útil, e essencial em qualquer acampamento. Quando comecei a fazer minhas aventuras, meus primeiros acampamentos, eu adotava a técnica da fogueira. Ao passar do tempo, vi que a técnica da fogueira, era antiecológica, ultrapassada, perigosa, proibida em parques nacionais e estaduais, enfim uma técnica dos primórdios, que só devemos usá-la em última hipótese, casos de emergência. E caso use, ter muito cuidado e cautela, pois a fogueira tem que ser bem pequena, com chamas sobre controle, para que essas chamas não se espalhem, provocando incêndios. Jamais dormir e deixar a fogueira acesa!
Ao perceber que a solução era adotar o uso do fogareiro, passei por uma grande variedade de fogareiros; espiriteira, fogareiro de cartucho, fogareiro de combustível, e fogareiro de alta montanha.
Hoje com a experiência que tenho, dou a dica de quem quer entrar neste mundo de aventura, a opção é comprar um fogareiro de alta montanha. Mas é caro! Sim, realmente é caro, mas é super eficiente, não vai te deixar na mão, e se você tiver cuidado com ele, fazendo a manutenção adequada, tiver carinho mesmo, este produto pode te acompanhar até mesmo pelo resto da vida, pois o material é de primeira. Dica de onde comprar: peça alguém para trazer do exterior, ou compre você mesmo, o preço lá é muito bom. Marcas aconselháveis: Primus / MSR / Optimus.
Agora se você acampa de vez enquanto, sem compromisso, nada selvagem mesmo, a dica que dou é você mesmo fabricar o seu próprio fogareiro, com custo zero e boa performance. Mas se você quer investir pouco e quer um resultado mais instantâneo, adote os fogareiros de cartuchos. Os fogareiros de cartuchos são bem precisos, bem rápidos.
Dentre os fogareiros, posso destacar duas categorias: 1° Cartucho / 2° Combustível. Logicamente todos os dois são de combustíveis.
1° Os fogareiros de cartuchos são mais rápidos, maior praticidade.
2° Os de combustíveis requerem um manuseio mais lento, mas a eficiência é a mesma, podendo ser até melhor do que um fogareiro de cartucho. As espiriteiras são rápidas o funcionamento, praticamente é colocar o álcool e fogo, já esta pronta.   
Um pouco sobre alguns fogareiros
Vou falar sobre os fogareiros que possuí. Como eu era marinheiro de primeira viagem, passei por vários fogareiros, até acertar. Sempre quando vou comprar algo, eu faço uma boa pesquisa, tanto de preços como o funcionamento e o histórico do produto; “pros e contras”. Tem um site chamado “Alta Montanha”, o qual sou fã, e sempre acompanho suas matérias. O Alta Montanha apresenta uma matéria bem bacana sobre fogareiros, falando sobre como eles funcionam, a respostas dos fogareiros em altitudes entre outras coisas. A critica que faço sobre esta matéria do Alta Montanha, é que o autor do artigo puxa o saco dos fogareiros da MSR, como quase toda a mídia montanhista puxa. Os fogareiros da MSR são bons? Não, são excelentes, porém os fogareiros da Primus não deixa nada a dever para os da MSR, e acredito que a Optimus também. O problema é que a MSR é uma marca americana, e como esta no seu sangue norte americano, quer ser a melhor, e é uma marca que esta muito na mídia montanhista. Penso eu, que ai o pessoal a vê, e acha que ela é a mais top.
Quero deixar bem claro que também sou fã da marca MSR, com produtos muito eficientes, porem ela tem concorrentes fortíssimos, com qualidades tão boas quanto ela.
Em relação ao “endeusamento” que vejo muito montanhista fazer sobre a MSR, é não conhecerem a história da Primus. A Primus é a marca mais antiga de fogareiros do mundo (Desde 1892). É a marca mais bem estabelecida do mundo, pioneira nesta linha de aventuras extremas, e inclusive era a marca que estava presente com os montanhistas que fizeram o primeiro cume do Everest, maior montanha do mundo com 8.848 metros. Com isso acho que a marca Primus não copia, e sim é copiada.
Porque estou escrevendo isso da Primus? Dor de cotovelo da MSR? Porque tenho um Primus? Não! Estou escrevendo isso da Primus, para que quando você for comprar um produto da MSR, não deixe ser levado por um site ou um vendedor, falando que o produto da MSR é o melhor e pronto. Quero abrir seu leque de variedades, dizendo que outros fogareiros são tão bons quanto ela, ou até mesmo melhor.
Conclusão: as três marcas são excelentes, já operei fogareiro da Primus e da MSR, mas tenho certeza que a Optimus também é um produto de alta qualidade, pois já li a seu respeito. Então qualquer uma das marcas que você optar, estará realizando uma ótima escolha e adquirindo um excelente produto. Lembrando que a MSR não é a melhor SOZINHA!
“Fabricar fogareiros e lampiões pode não parecer heróico mas se você esta buscando auto-superação ou um recorde mundial, alimentação é parte vital do planejamento. Por isso que fazemos o que fazemos pois os feitos heróicos dependerão disto”.  ( Palavras da filosofia da marca Primus). Cito isto, pois se você pensa em fazer uma grande travessia, um grande pedal, mochilão, escalada com acampamento base ou bivak, a necessidade de um equipamento profissional não é luxo, é precisão.

 Fogareiro Apolo - Nautika
Meu primeiro fogareiro. Na época achei a coisa mais cara do mundo, mal sabia os preços dos fogareiros de alta montanha.
Prós: é de cartucho, acendedor (não precisa de isqueiro para acender, não sei se este acendedor funciona muito bem com o passar do tempo. Fiquei com este fogareiro pouco tempo), fácil manuseio, pratico, ocupa pouco lugar na mochila, boa chama e controlador de chama, preço razoável, leve, consumo econômico, o cartucho pode desconectar do fogareiro, o fogareiro você pode achar praticamente em qualquer site ou lojas de camping / pescaria.
Contras: O fogareiro é leve e ocupa pouco espaço, mas os cartuchos não! E se você for fazer uma grande viagem vai ter que levar mais cartuchos. Na minha cidade não encontra cartuchos a venda, então se for em um vilarejo, pior ainda. Cartuchos não são baratos.
Conclusão: Fogareiro legal, vale o quanto custa, e cumpre com suas promessas. Recomendo!

Fogareiro de Latão
Comecei a usá-lo, por não achar cartuchos na minha cidade, lembrando que a minha cidade é do interior, porem é muito desenvolvida com quase 300 mil habitantes.
Prós: Preço barato (não deve passar de R$10.00, eu acho aqui em Divinópolis por R$6.00), chama razoável (mas se você usar mais de um fogareiro, a chama melhora muito, faço isto principalmente com chapas para fazer churrasco), leve, compacto, consumo econômico, fácil manuseio, combustível álcool (barato e acha tanto em posto como supermercado ou qualquer mercearia de vilarejo).
Contras: Este fogareiro é descartável. Com o tempo o material vai se corroendo, até ele enferrujar, furar, despedaçar mesmo. E para este fogareiro começar a estragar, não demora muito é bem rápido, deve durar no máximo um ano.
Conclusão: Fogareiro legal, vale o quanto custa. Este fogareiro só não é excelente pela existência do fogareiro de latinha, pois o de latinha dura mais, e o custo é zero. 

Fogareiro de latinha

Aprendi a fazê-lo na internet, fuçando vídeos de camping, e sites de camping.
Prós: Você mesmo pode criá-lo (se caso o seu fogareiro “of the Best” enguiçar, ele é a salvação, você pode fazê-lo em instantes de segundos, eu sempre ando com um em minhas aventuras, ele é o meu back up. Super ultra fácil de fazê-lo, inclusive no blog tem o seu passo a passo para fazer), leve (deve ser o fogareiro mais leve do mundo), compacto, fácil manuseio, cabe em qualquer cantinho da mochila, econômico, funciona a álcool, chama razoável (se quiser melhorar, é só fazer igual ao fogareiro de latão, dobre o numero de fogareiro, a chama melhora de mais, e tem que ficar esperto, porque se não queima a comida), custo zero, enfim, sou tão fã deste equipamento quanto a um fogareiro de alta montanha.
Contras: Não faço crítica alguma, só elogios, sou “fanzasso” deste fogareiro.
Conclusão: E como recomendo! Este fogareiro é só alegria. Se ele ficar ruim, sinceramente, foi você que não fez ele direitinho.

Fogareiro Coleman Exponent Dual Fuel Apex II Stove
Para ser sincero, este fogareiro foi à maior decepção que eu tive. Foi um fogareiro muito caro, não cumpria suas promessas, e comprei com o objetivo de fazer o acerto final de fogareiro definitivo, pois já tinha passado por fogareiro de cartucho, e espiriteira: fogareiro de latão / latinha.
A marca Coleman me lembra a marca Nautika brasileira, a Coleman é a “Nautika americana”. Escrevo isso, pois vejo a filosofia das duas empresas bem semelhantes, empresas que fabricam produtos com preços baixos, tendo como efeito produtos populares com baixa qualidade. Preocupam com grandes vendas, e não com qualidade! Mas ai a marca Coleman diz que tem uma linha popular, e uma linha profissional para atender com mais precisão. Esta linha profissional chama-se “Exponent”, e o meu fogareiro é desta linha. Ai eu me perguntava que precisão é esta! Já sobre a linha “Exponent” de barracas não posso falar, mas o fogareiro achei ele muito fraco.
Esclarecendo: Adquiro até hoje produtos da Nautika e da Coleman, porém tudo que adquiro já estou ciente de suas qualidades, e até gosto de alguns produtos, “quebram o galho”.
Prós: O material do equipamento é bom (robusto), boa chama (porém para a chama ficar boa, “demora pra caralho”) vem com kit de reposição (kit completo, nem a Primus ou a MSR oferecem isto, somente avulso. A Primus oferece uma coisinha ou outra, mas completo não), e o fogareiro vem com a garrafa de combustível (A Primus até vende o fogareiro com a garrafa, mas o preço é bem alto. Já a MSR vende o produto caríssimo sem a garrafa, e você tem que comprar a garrafa, que também é bem cara).
Contras: Infelizmente é o que este fogareiro mais tem! O fogareiro é bem robusto e não é compacto (dificultando no transporte), dificuldades para o fazer funcionar (O fogareiro de alta montanha, de combustível exige um procedimento delicado, o famoso “pré aquecimento”, para que o combustível vire vapor, pois então fazia na maior paciência e nada, só depois de muito custo que ele funcionava.  Eu usava o combustível adequado? A Coleman pede o combustível Coleman, que você não acha em lugar algum, gasolina sem chumbo ou benzina. Sobre gasolina sem chumbo, se tratando de Brasil é foda, nossa gasolina é muita adulterada e na dúvida comprava a melhor gasolina, mas mesmo assim o fogareiro engasgava e custava a funcionar. Sobre a benzina que é o melhor combustível, o mais limpo, indicado também pela Primus e MSR, usei também, e sempre aquela sensação de carro a álcool, custava a pegar!), preço altíssimo, não cumpre com suas promessas (me senti super lesado), já me deixou na mão, só não foi pior porque sempre ando com meu back up, o “Fogareiro de Latinha”.
Conclusão: Custei a ficar livre do meu, vendi por um preço quase de graça (deixei bem claro ao comprador a seu respeito, mostrando o seu funcionamento), fraquíssimo, não vale quanto custa nunca na vida! Sinceramente, não compre você irá passar mais raiva do que alegria, se é que existe!

Fogareiro Trail - Nautika
Este fogareiro eu só o tive porque foi ganhado. Mas é um fogareiro legal. Fiquei com ele por um período bem pequeno, mas me serviu muito bem.
Prós: Cartucho barato (porém vem menos líquido), fácil manuseio, preço razoável, material de qualidade, leve, pratico, boa chama.
Contras: A instalação do cartucho é uma bosta! Grande, ocupa muito espaço. O cartucho não se destaca do fogareiro (No fogareiro Apolo, o cartucho se destaca já no Trail não! Isto é muito ruim).
Conclusão: Fogareiro legal. Recomendo!

 Fogareiro Primus Omni-Fuel
(Viagem que eu fiz de cicloturismo)
(Funciona tanto com cartucho como combustível liquido)

Prós: Material robusto, eficiente / durador. Excelente chama (Parece um fogão industrial, se não tomar cuidado você pode se queimar). Segundo a marca Primus, o Omni-Fuel é o fogareiro que aceita a maior diversidade de combustíveis do mercado (Eu acredito que sim, pois os da MSR, Coleman e acho que os da Optimus também, aceitam o seu próprio combustível, gasolina sem chumbo e benzina. A MSR e a Coleman, eu sei que fabricam o seu próprio combustível, só não sei onde achar. Já o Omni-Fuel aceita: gasolina sem chumbo, combustíveis da MSR e da Coleman, querosene, benzina e até mesmo diesel. Outra coisa que acho surpreendente do Omni-Fuel, é aceitar cartucho também. As outras marcas ou aceitam combustível, ou cartuchos. Como o próprio significado da palavra “omni” diz “todos”, então o grande diferencial que destaco do Omni-Fuel para os seus concorrentes, e sua grande variedade de combustíveis para o seu funcionamento, coisa que elas não fazem).  
Contras: Preço caríssimo no Brasil. Poderia vir com a maior garrafa de combustível que a Primus fabrica, pois o preço do Primus Omni-Fuel Combo é bem caro, então era obrigação colocar a maior garrafa, penso eu .Não vem com o kit completo de reparo (você tem que adquirir).


Espero que esta matéria possa te ajudar na escolha de um bom fogareiro.