segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Ilha Grande – RJ

Até o presente momento, Ilha Grande foi o lugar com as praias mais bonitas que já vi até hoje, destaco com grande ênfase a praia do “Aventureiro”, lugar mágico, paradisíaco, preservado, em fim,  muito difícil descrever o local de tão belo, o negócio é ir lá conferir!
A vontade de conhecer Ilha Grande não era recente, há um bom tempo eu já vinha pesquisando, olhando roteiros, atrativos, fotografias e a logística de ir para lá. Pois bem, em dezembro de 2011 véspera de entrar de férias, o destino já estava decidido; janeiro vai ser “Ilha Grande”!!!
Ilha Grande, como o próprio nome já diz, é uma ilha com um tamanho expressivo que não da para ser vista com apenas um simples olhar, são 193 km2 de área com algumas vilas. A vila com a maior infra-estrutura da ilha é a Vila do Abraão, com rede de hotelaria, restaurantes, bares, sorveterias, lojas de artesanatos, agências de passeios, supermercado, drogaria, em fim um vilarejozinho bem completo! Fiquei hospedado em Abrão.
Atrativos da Ilha
Eu fiquei hospedado na Vila do Abraão, o lugar te oferece várias coisas para fazer. Ao meu ver, o esporte mais forte da Ilha Grande é o trekking, e Abraão é o ponto inicial para todos os destinos da Ilha, de lá se inicia várias trilhas.
- Trekking: Pico do Papagaio (É um dos principais trekkings da ilha. Pesquisei, e achei guia que cobrava 50 reais, leva umas 7 horas: subida, descida e algumas paradas. Infelizmente não realizei).
O principal trekking da ilha é a “Volta a Ilha”, parece que não precisa de guia, basta um mapa e um GPS. Lógico que você também tem que buscar algumas informações sobre o percurso. Uma informação que sei, é que uma parte do trajeto tem que ser feita de barco, da praia de Parnaioca até a praia de Aventureiro. (Também não fiz este trekking).
Realizei pequenos trekkings, e o que eu vi foram trilhas bem sinalizadas.
- Noite: A Vila do Abraão oferece uma noite muito agradável, com uma grande variedade de lugares para freqüentar: Restaurantes, sorveterias, bares, creperias, pizzarias, passeios caminhando pelas vielas da vila e orla. Sempre tem alguma apresentação musical na vila, muito legal, ao ar livre com a presença das estrelas e lua, show!!!
- Passeios de barco: Tanto em Angra dos Reis como a Vila do Abraão, contém várias agências de passeios de barcos pelo litoral.
A meu ver, o passeio mais requisitado é o “volta à ilha”. Um passeio muito lindo, realizando um giro de 360° na Ilha Grande, fazendo paradas de 40 minutos nos principais atrativos da ilha. Vale muito apena, sinceramente, se eu não tivesse realizado este passeio, seria a mesma coisa que não tivesse ido a Ilha Grande, passeio mágico. Observação: Vale muito apena pesquisar o preço do passeio. Eu pesquisei, pesquisei e paguei 160 reais por cabeça. Depois fui ver que tinha uma embarcação que cobrava 80 reais. A que eu fiz era em uma lancha, 12 pessoas, mais reservado, se quisesse ficar um pouquinho mais em um atrativo era só pedir, emprestava óculos e snorkel, paramos para almoçar (almoço a parte). Já a embarcação de 80 reais, era lotada demorava muito para todo mundo descer e embarcar nos locais, não sei se parou para almoçar, mais lenta no trajeto, acho que não emprestava óculos e snorkel. Eu realizei a de 160 reais, mas realizaria o de 80 reais tranqüilo, a diferença é muito grande! Eu é que não achei este passeio lá. Fica a dica ai! Em alta temporada eles metem a faca nos preços, e sem dó!!!
O volta a ilha dura o dia inteiro. Sai por volta de 09:00 e retorna às 19:00
As agências também realizam outros tipos de passeios. Ex: passeios mais curtos, ½ volta à ilha, entre outros.
- Mergulho: Ilha Grande é um dos points de mergulho no Brasil. O lugar é ideal para realizar mergulhos com cilindro e snorkel. As agências também oferecem passeios de mergulho de cilindro, e na orla da Vila do Abraão aluga-se snorkel para mergulhos locais, ou para você levar nos passeios. (Realizei vários mergulhos na orla da Vila do Abraão, e da para ver muita coisa legal). 
- Cachoeira: Conheci a Cachoeira da Feiticeira, legal, um trekking médio (01:00 hora de ida), fica na Vila do Abraão.
Parece que na Ilha Grande possui outras cachoeiras, porém não as conheci. 

Como chegar a Ilha Grande???
Eu partir de Belo Horizonte, fui de ônibus de BH a Angra dos Reis. Chegando ao terminal rodoviário de Angra dos Reis, desloquei até o Cais Santa Luzia, onde parte as embarcações para Ilha Grande.
Outro lugar que sei que parte embarcações para Ilha Grande, é da cidade de Mangaratiba.
Em Ilha Grande, vi anúncios para o Rio de Janeiro – Capital.
Para quem for de carro, existem estacionamentos ao lado dos cais Santa Luzia em Angra dos Reis, só não sei o valor da diária. 

Dicas!!!
- Pesquise preço! Pesquise, pergunte antes de consumir, pechincha, fique esperto, eles dão o preço de acordo com a cara do cliente! (Nada contra o estado do Rio de Janeiro, muito menos contra a população fluminense!!! Mas eu nunca vi um lugar, onde o pessoal age com muita malandragem, querendo passar a perna mesmo, agindo de má fé!!! Sei que pessoas deste tipo estão espalhadas pelo mundo inteiro, Brasil, Minas Gerais, mas o Rio de Janeiro é de mais da conta!!! Toda vez que eu vou ao estado do Rio de Janeiro, me deparo com um malandrinho bunda suja querendo folgá para cima!!!)
- Táxi. Fique esperto com táxi em Angra dos Reis!!!
Usamos um táxi da rodoviária até o cais Santa Luzia, não sei por que o “bonitão” do taxista cobrou bandeira 2, em plena sexta feira às 10:00 da manhã. Pensando bem sei sim porque ele cobrou bandeira 2, porque ele é um ladrão FDP, e sabia que nós éramos turista. Aquele maldito pensamento, achando que todo turista tem a grana, FDP!!!
Outra desavença que tivemos com táxi, foi quando utilizamos do shopping até o nosso hotel. Eu sabia o caminho de volta, e o FDP utilizou outro caminho, alegando que era mais rápido. Na hora que ele parou em frente o hotel, mostrei ao vagabundo onde era para termos chegado, se ele tivesse virado na rua que eu mandei, ai o FDP falou, pior que é mesmo, eu esqueci que dava aqui também!!!
- Catamarã. Quando você desce no terminal rodoviário de Angra dos Reis, tem uns representantes do catamarã que oferecem bilhetes para Ilha Grande, alegando que se comprarem com eles é 5 reais mais barato do que no cais Santa Luzia e em Ilha Grande para voltar. Pois eu presenciei pessoas comprando no cais Santa Luzia, dentro do catamarã e em Ilha Grande para voltar, pelo mesmo preço que eu paguei na rodoviária (Moral da história, os representantes ficam se queimando atoa, por uma mentira boba, imbecil e inútil. Tirando a credibilidade da empresa). 
- Passeio volta à ilha. Como disse anteriormente, pesquise, pois você pode achar um preço mais agradável, bem mais agradável!!!
- Cerveja. A cerveja na ilha é bem cara, por isso, pesquise. Em frente ao cais Santa Luzia, tem um supermercado, se você tiver hospedado com um frigobar ou geladeira, rola de mais de levar cerveja. Eu levei água.
- Banco. Na ilha não tem banco algum, porém as maiorias dos estabelecimentos aceitam cartões de créditos (Vi a bandeira da Visa e Mastrcard).
Como eu precisava pegar dinheiro antes de ir para a ilha, fui ao Banco do Brasil que fica perto do cais Santa Luzia. Acredito que tenha outros bancos perto do cais.
- Ir andando da rodoviária até o cais Santa Luzia. Usei táxi por causa da minha namorada, mas se estivesse sozinho, faria o percurso andando. O percurso é muito tranqüilo, deve dar uns 20 minutos de caminhada, super fácil de chegar.
- Levar uma mochila de ataque para Ilha Grande. Como o lugar é cheio de trilhas, uma mochila é essencial para os passeios. Lembrar de levar, lanterna (Caso escureça durante a trilha), água, frutas, protetor solar, lanche, um kit primeiros socorros, um GPS, bússola, etc...).
- Levar óculos, snorkel e pé de pato. Você levando esses itens, evita de ter que alugar na ilha. Eu levei o meu kit e poupei uma boa grana.
- Case a prova d’água para câmeras fotográficas. Na ilha tem para alugar, o valor da diária são 25 reais.
Arrependo de mais de não ter levado uma case a prova d’água. O lugar é excelente para realizar fotografias sub-aquáticas.
- Link com mais informações: http://ilhagrande.org/Ilha-Grande-Portal
 Cais Santa Luzia / Angra dos Reis - RJ
Vila do Abraão / Ilha Grande - RJ
Praia Preta, Vila do Abraão / Ilha Grande - RJ
 Praia do Galego, Vila do Abraão / Ilha Grande - RJ
 Praia do Abraãozinho / Ilha Grande - RJ
 Aqueduto / Ilha Grande - RJ
 Ruínas do Lazareto (Antiga clínica e presísio) Vila do Abraão / Ilha Grande - RJ
 Trilha do Parque Estadual da Ilha Grande / Ilha Grande - RJ
 Trilha do Parque Estadual da Ilha Grande / Ilha Grande - RJ
 Cachoeira da Feiticeira, Vila do Abraão / Ilha Grande - RJ
 Pico do Papagaio / Ilha Grande - RJ
 Pelas vielas da Vila do Abraão / Ilha Grande - RJ
 Volta a Ilha 360°........Sinistro
 Caxadaço / Ilha Grande - RJ
Praia de Parnaioca / Ilha Grande - RJ
 Aventureiro / Ilha Grande - RJ
 Mergulho em Aventureiro / Ilha Grande - RJ
 Aventureiro / Ilha Grande - RJ
 Praia dos Meros / Ilha Grande - RJ
 Lagoa Verde / Ilha Grande - RJ
 Almoço em Maguariqueçaba / Ilha Grande - RJ
 Lagoa Azul / Ilha Grande - RJ
 Cardume de Sargentinho!!!
Lagoa Azul / Ilha Grande - RJ

 Lagoa Azul / Ilha Grande - RJ
 Mapa da Ilha Grande - RJ / Fonte: http://ilhagrande.org/Mapas-Ilha-Grande