sábado, 31 de dezembro de 2011

Uruguai

Viajar para o exterior, sempre é legal, pois é um choque de cultura bem diferente da que vivemos no nosso dia a dia. Por mais próximo que este país seja do seu de origem, mudou o país, muda toda a cultura, principalmente se tratando de Brasil, basta você mudar de estado para perceber o sotaque diferente, hospitalidade, modo de vestir, hábitos do cotidiano, culinária, músicas, atrativos, entre outras coisas.
O Uruguai é o segundo país que conheci e amei esta experiência, vou guardá-la com muito carinho. A primeira vez que fui para o exterior, foi em 1997, fui para os Estados Unidos com meus primos, foi também uma viagem inesquecível, que guardo muito bem as lembranças. Nos Estados Unidos, fomos a Miami e Orlando, Orlando foi à cidade que ficamos mais dias, até porque o propósito da viagem era este, a Disney.
Sobre o Uruguai: Achei o Uruguai um país encantador, muito bacana, com alguns hábitos semelhantes ao nosso, mas com uma grande variedade de cultura original de la mesmo.
No Uruguai, tive a oportunidade de conhecer Montevidéu, Colônia Del Sacramento e Punta Del Este. As três cidade são muito bacanas.
Montevidéu
A capital do país é uma cidade que oferece vários atrativos como: Estádio Centenário (Estádio que sediou a primeira copa do mundo em 1930, la também tem um museu bem bacana), praças (se tem uma coisa que não falta no Uruguai é praça, destaco como a mais bonita: Praça da Independência), parques (destaco o Parque Rodó, uma espécie de parque municipal de Belo Horizonte, misturado com o Inhotim. Explicando melhor, é um parque aberto, praticamente no centro de Montevidéu, com um jardim impecável, muito bonito, excelente lugar para realizar fotografias), vários shoppings, bares, restaurantes, cafeterias, museus, lojas de artesanatos, Mercado do Porto (o Mercado do Porto é um lugar super tradicional, um cartão postal de Montevidéu, ele fica na Cidade Velha, um lugar com uma arquitetura antiga super bonita. No Mercado Porto você irá encontrar lojas de artesanatos, vários restaurantes que irão oferecer o prato principal (pelo menos acho) do Uruguai, a famosa “Parrila Uruguaia”, calçadão (a famosa “rampla”, é um calçadão super agradável de caminhar. A rampla fica ao lado do Oceano Atlântico misturado ao Rio Del Plata, formando o Mar Del Plata), e a vida noturna, sempre com um atrativo diferente.

Colônia Del Sacramento
Como adoro fazer comparações, Colônia me pareceu uma espécie de Paraty – RJ, com Tiradentes – MG. É uma cidade histórica, com uma arquitetura impressionante, muito bela. Colônia é uma cidade super charmosa e agradável, com restaurantes e bares bem aconchegantes, um lugar para casal.
Em Colônia, passei apena um dia, mas é um lugar que vale a pena ficar uns três dias, para conhecer toda a cidade calmamente.
Os atrativos de Colônia: Museus, arquitetura histórica, bares, restaurantes, praças, farol, orla.
Um dia da para conhecer toda a cidade, inclusive foi o que eu fiz, porém foi muito rápido! Mas vale a pena ficar lá, inclusive vi albergue, deve ter um preço bacana, acessível.

Punta Del Este
Um lugar muito bonito e chik, inclusive foi o lugar mais chik que já fui até hoje.
Atrativos de Punta: praia (porém só deve ser usada no verão, no resto do ano, frio de mais e muita ventania), shopping, cassinos, lojas, restaurantes, bares e lugares para fotografar.
Sinceramente, não achei muita graça em Punta, parece uma cidade artificial, é bonita, mas não achei nada de mais. O bom de Punta deve ser o verão e ter muita grana para gastar nos cassinos.
Um dia acho que esta de bom tamanho para conhecer a cidade.

Dicas para o Uruguai
Aeroporto: Quando cheguei ao aeroporto de Carrasco, cheguei a noite, eu e minha namorada sozinhos, os dois com todo dinheiro da viagem, e os dois arranhando um espanhol porcamente....kkkk.
Estava super preocupado, tenso de chegar a um país que não conhecia, com bagagem, dinheiro, medo de pegar um taxista bandido ou de pegar um busão e não saber onde ia dar. Fui conversar com taxista, e o bonitão queria me cobrar mais de 100 reais para levar até meu hotel, e o fdp do taxista colocou o maior terror, falando que pegar ônibus era perigoso, que o centro de Montevidéu era perigoso, que 100 reais não era nada em relação ao valor das nossas bagagens e etc.... colocando pânico mesmo. Tudo bem que a distância do aeroporto de Carrasco até o centro de Montevidéu não é perto, mas cobrar 100 ou 120 reais, que era o que ele falou que ia dar, não é justo!
“Ai lá vai eu” com o meu espírito aventureiro e minha namorada pirando, ela: vamos pagar!, eu: tá doida, nós vamos dar um jeito ir de busão. Nisso um tiozinho com aparência de roceiro, só filmando nossa conversa com o taxista, logo após eu e minha namorada discutirmos, ele chega numa boa perto de mim, e conversa com um sotaque muito estranho, que eu custei a entender. Este tiozinho era brasileiro, morava na fronteira, seu sotaque era muito esquisito, o verdadeiro portanhol. Ele falou assim comigo: Taxi que nada, esses taxistas são todos exploradores, cobram muito caro! Ali do outro lado da rua (esta rua fica dentro do aeroporto, super tranqüilo e seguro, com seguranças) naquele ponto de ônibus você irá pegar um ônibus que custa uns 3 reais no máximo e vai te deixar no centrão de Montevidéu. Agradeci e fui, quando chego ao ponto de ônibus, cheio de funcionários do aeroporto, que pegam ônibus para voltar para suas casas. Conversei com uma aeromoça super educada, que nos colocou no ônibus numa boa, e conversou com o motorista, falando + ou – onde ele ia nos deixar.
Quando entro no ônibus, mega desconfiado, ainda mais porque começou a passar por uma periferia, uma parte muito feia, ficava pensando onde eu ia parar, e só pensava em chegar ao meu quarto de hotel. Como sou pouco de conversa.....kkkk, mal acento e já faço amizade com um uruguaio super gente boa, seu nome; Emiliano. O cara já começou a falar dos atrativos do Uruguai, e me deu a dica do que fazer quando chegasse no centro, não deu outra, tudo que ele falou, fiz certinho e deu Ok. Ao sair do busão, do de cara com policiais uruguaios, pedi informação, mostrando o endereço do hotel, ele me orientou, e eu estava somente duas quadras do hotel, cheguei de boa.
Moral da história: Todo mundo fica com medo de pegar taxi com muita grana, medo de te acharem rico só por ser gringo, vi vários comentários na net que os taxistas do aeroporto de Carrasco furava o olho, cobrando alto, entre outros motivos. Fica a dica, se você tiver hospedado no centro de Montevidéu, pode pegar um busão que passa na frente do aeroporto, que é super tranqüilo e barato, ainda mais se for de dia, eu fiz de noite, por volta das 23:00, numa boa.     
Outra coisa, pelo amor de Deus, não desça do busão desfilando nas ruas de Montevidéu com sacolas do Duty free. Isso é a maior comprovação de: estou com a grana, sou gringo, sou turista, estou carregando roupas caras, perfumes franceses, relógios suíços, tênis de marca, whisky!!! Eu comprei no Duty Free, coloquei na minha mochila numa boa, passando no silêncio, discreto e despercebido, quer coisa melhor!!!
Taxi: Achei o preço do taxi em Montevidéu, Punta e Colônia com um preço legal, justo.
Em Montevidéu, como estava hospedado no centro, e super familiarizado com o centro, tinha a mania de ir de taxi no atrativo que eu queria, e voltar de busão, pois em qualquer lugar que o busão passasse no centro, eu descia e era de boa.
Ônibus: Ônibus no Uruguai é super barato, barato não, justo! Tanto ônibus para dentro das cidades, como ônibus para viagem. Usei muito ônibus em Montevidéu, custavam 18 pesos uruguaios, equivalente a + ou – R$1,80, só não usava ônibus, quando estava com pressa ou cansado.
Pochete: Não só no exterior, mas no Brasil também, portando muita grana, pochete por dentro da calça é o que há. É muito mais seguro do que ficar carregando a grana na carteira ou mochila.
Passear na rua: Ficar sempre alerto, só o fato de sermos estrangeiros já é motivo de acharem que temos a grana.
Comigo aconteceu um imprevisto, ou me bateram a carteira e eu não percebi, ou minha namorada perdeu. Eu acho que a minha namorada perdeu, pois roubar uma carteira sem eu perceber, acho muito difícil, mas se tratando do mundo em que vivemos, não tudo pronto, mas como sou precavido, fui a agência da Pluna só para confirmar, se os B. O. que o policial (Nunca vi uma delegacia tão muquifo na minha vida, parecia delegacia de faroeste, toda descarto a possibilidade. Após o imprevisto liguei para casa, para cancelar meus cartões de créditos, fui na polícia fazer o B. O. Achei que estava regaçada, policias com umas fardas toda amarrotada, sem insígnias, parecia casa da mãe Joana. O policial que nos atendeu, super educado, falou que o B. O. que ele tinha feito era o suficiente para passar pela alfândega uruguaia e brasileira, que ele já havia comunicado ao Mercosul, entre outras ladainhas....) tinha me fornecido era o suficiente para sair do Uruguai. A moça da Pluna, falou de modo algum, pode procurar a Embaixada do Brasil. Fui na Embaixada logo em seguida contei o que ocorreu, e o funcionário falou que com aqueles B. O. eu não ia nem na esquina, não valia de nada, e não tinha porra nenhuma de Mercosul avisado, e somente com o documento que ele me forneceu gratuitamente, eu podia passar pelas duas alfândegas.
Moral da história: perdeu documento, fazer B. O. e procurar embaixada. Outra coisa “o Uruguai parece tranqüilo, mas não é”, palavras do funcionário da Embaixada. Ele falou que casos iguais ao meu é direto. Penso deste jeito também, mas mesmo assim não achei o Uruguai perigoso, acho o Brasil umas 10 mil vezes mais perigoso. E tenho quase que certeza absoluta que foi minha namorada que perdeu minha carteira, sou muito alerta, e até mesmo malandro, mas é aquilo que eu disse, não descarto a possibilidade de ter sido um assalto.
Gorjeta: Graças ao bom Deus, o Uruguai não tem o maldito, absurdo, assalto e exploração do famoso 10% (sou revoltado com os 10%!!! Porque??? Pelo motivo de quem tem que pagar um salário digno e bom, é o dono do estabelecimento, que tem um lucro que de modo algum reparti com seus funcionários, que aliás ajudam ele a gerar este lucro) No Uruguai funciona o sistema de gorjeta, que fica a seu critério (sei que os 10% é assim também, mas não funciona, ou da ou da!!!), ou seja, você paga o que quer e se quiser. Então onde eu era bem atendido, dava uma quantia bem simbólica, caso contrário saia e não dava gorjeta, ai eu cheguei a ver garçons de cara feia e resmungando....kkkk (problema seu, vai fazer cara feia e resmungar com o ganancioso e capitalista do seu patrão, que passa o seus deveres para os clientes!!!) 
Ficar esperto na Cidade Velha, Mercado do Porto: Segundo o funcionário da Embaixada, falou que a Cidade Velha, onde fica o Mercado do Porto, é o lugar que tem altos índices de assaltos, por ser um lugar que freqüenta muitos turistas. Minha opinião: não achei perigoso.....kkkkk. O Máximo que vi, foram uns meninos que ficam pedindo uns trocados, mas que às vezes devem bater uma bolsa ali e uma carteira aqui....mas sei lá também, as vezes é só uma gorjetinha mesmo.
Casa de câmbio: Levar nossa moeda (Real) para o Uruguai é super tranqüilo. O real é super bem aceito no Uruguai, igual ao dólar americano.
Fazer a conversão de moedas: é muito melhor fazer no Uruguai do que no Brasil. No Uruguai eles pagam mais pela nossa moeda.
Tanto por Montevidéu, Punta como Colônia, são espalhadas as casas de câmbio, parecem com casas lotéricas, tranqüilo e seguro de se fazer a transação. Em toda porta de casa de câmbio, tem a cotação, por isso é bom bater perna, para ver qual casa está pagando melhor no Real. Em Montevidéu além das casas de câmbio que tem em shopping e em outros lugares, na Av. 18 de Julho, praticamente a principal avenida da cidade, esta lotada de casas de câmbio, e com preços bem diferentes, vale a pena andar!!
Moral da história: Ande, ande, ande, para você trocar no melhor preço. Outra coisa troque pequenas quantias, pois trata de cotação, às vezes no outro dia esta melhor, ou até mesmo você vê uma agência logo na frente que paga melhor. Em uma viagem que o colega meu fez, trocou toda a sua grana no primeiro dia, e arrependeu-se amargamente, pois viu preços melhores depois.
Eu tinha o hábito de trocar 150 reais por dia, se sobrasse grana do dia anterior, trocava 100 reais, foi bem tranqüilo, mas ai vai da necessidade e objetivo de cada um.
Cidades locais: Conhecer cidades do interior do Uruguai é o que há!!! Preço bom, ônibus super confortáveis (nesta questão eu fiquei de cara, ônibus de primeira, muito confortável, poltronas de primeira, ar condicionado e inclusive com internet wi fi. Os preços, bem melhores do que os ônibus de viagens do Brasil).
Da para fazer bate volta em altas cidade, tranqüilo, sem erro algum e com o preço bem acessível. Basta você ir até o Terminal Rodoviário de Montevidéu (Terminal Três Cruzes, acho que é isso mesmo o nome), se orientar e boa viagem!!!!   
Pesquisa de preços: Pesquisar preços é uma coisa que faço independente da cidade que estou e no Uruguai não ia ser diferente. Na região central de Montevidéu, achei os preços mais caros, mas na região do Mercado do Porto, na Cidade Velha, os preços de vinhos e artesanatos são melhores.
Eu não achei o Uruguai nada agradável para se fazer compras. Falo isso em relação a eletrônicos, tênis, roupas, perfumes, relógios e etc... Acho que no Brasil os preços são melhores, sem falar que nossa variedade é muito maior e tem também a facilidade de dividir em prestações.
Conhecer a culinária: Achei a culinária uruguaia maravilhosa! A culinária uruguaia, argentina e gaúcha são bem semelhantes, baseada muito na carne bovina!
Dentre os pratos que tive a oportunidade de experimentar foram: Chivito (Prato super famoso no Uruguai. Teve um que comi em Colônia que ainda guardo o gosto dele na boca até hoje. Este chivito era um filé mignon com presunto, mussarela, bacon e ovo frito por cima, acompanhado de arroz e batata fritas. Prato pesadíssimo.....kkkk), comi também o Chivito Canadense (Este foi servido como uma espécie de sanduiche, acompanhado de batatas fritas, muito bom, mas preferi o outro), a famosa Parrilla (Saboreei uma boa picanha, fraldinha, filé empanado, e baby beef. Sem noção, muito bom, e o tamanho das carnes são sinistras).
Uma coisa também muito forte na culinária uruguaia, e a presença de batatas, seja fritas ou purê. Cheguei a ficar enjoado de batata, todos os pratos que comi vieram acompanhados de batatas.
Bebidas: No Uruguai é muito forte o consumo de chimarrão (Não tomei porque não gosto, já havia experimentado o chimarrão em outra ocasião e não achei graça alguma. Também já experimentei o Tereré, o chimarrão gelado, sem graça! Como bom mineiro, sou muito mais o cafezinho).
O vinho é uma bebida forte no Uruguai, mas não tomei, até trouxe uma garrafa de presente para o meu cunhado. Cheguei a experimentar um vinho branco misturado com champagne, bem gostoso.
Já a cerveja, eu tomei muito (A cerveja no Uruguai é sem noção o preço, média de 12 a 9 reais, quando é um lugar mais simples, eles cobram 9 reais. Não sei por qual motivo eles cobram este valor, mesmo a cerveja sendo 1 litro achei muito caro! Eu escutei muita a população uruguaia falando dos preços de alimentos, eu também achei bem caro. Mas os preços de restaurantes e bares e shoppings são iguais ao Brasil).       
Hospitalidade: Achei o povo uruguaio muito educado e atencioso. Ouvi vários comentários, que não só o Uruguai como todos os países da América Latina, tem tratado os brasileiros muito bem! Dizem que brasileiros são sinônimo de dinheiro chegando! Até mesmo na Argentina (falo isso por causa de uma rivalidade idiota, na maioria das vezes por causa do futebol), tem ouvido falar super bem da receptividade dos hermanos.
Buquebus: O buquebus é uma coisa que me arrependo de não ter pesquisado antes da viagem. Pois da para fazer a travessia numa boa (Ouvi falar que há outras agências que fazem também esta travessia). Vi agências do Buquebus em shoppings, e acho que divide o preço no cartão de crédito.
Um dos motivos que não fiz a travessia foi por ter pago todas as diárias do hotel no Uruguai. O ideal a meu ver é descer no aeroporto do Uruguai, curti o Uruguai, fazer a travessia para a Argentina, curti e depois pegar o vôo para o Brasil.
Site: http://www.buquebus.com/cache/HomeARG.html
Preços: Uma das coisas mais cativantes de conhecer o Uruguai são os preços oferecidos, tanto de hospedagem como passagens aéreas. Até onde eu sei, dentre os países da América Latina com o melhor preço, o Uruguai é o que oferece melhor preço.
Mas não é só a questão de preço, é um país fantástico, gostei muito e recomendo!!!
Foi uma viagem muito legal!!!
 Aeroporto de Carrasco - Montevidéu
Estádio Centenário - Montevidéu
Teatro Solis - Montevidéu
Tango na Av. 18 de Julho - Montevidéu
Parque Rodó - Montevidéu
Mercado do Porto - Montevidéu
 Parrilla / Mercado do Porto - Montevidéu
Fraldinha com purê de papas, batata - Montevidéu
Av. Rampla / calçadão - Montevidéu
Arquitetura uruguaia - Montevidéu
Assistindo o jogo da Celeste em um Pub / Paraguai x Uruguai - Montevidéu
Monumento: Artigas - Montevidéu 
 Festa do Bicentenário / 200 anos de Independência - Montevidéu
Obra: Mão de Deus - Punta del Este
Orla - Punta del Este
O famoso Cassino Conrad - Punta del Este
Oceano Atlântico, muita ventania - Punta del Este
Coloônia del Sacramento
 Colônia del Sacramento
Rio del Plata - Colônia del Sacramento
"acho que era um estádio de futebol" - Colônia del Sacramento
 "uma espécie de arena" - Colônia del Sacramento
Calle, rua - Colônia del Sacramento
 Aquário com espécies do Rio del Plata - Colônia del Sacramento
Arquitetura uruguaia - Colônia del Sacramento
Calle - Colônia del Sacramento
 Calle - Colônia del Sacramento
Calle - Colônia del Sacramento
Rio del Plata - Colônia del Sacramento
Farol - Colônia del Sacramento
 Cume do farol - Colônia del Sacramento