terça-feira, 13 de setembro de 2011

Aiuruoca – MG / 2011

Voltar em Aiuruoca sempre é bom!
Este final de semana que se passou, estive em Aiuruoca de novo. A primeira vez que fui, fiquei deslumbrado com a cidade, e falei para eu mesmo que voltaria, ainda mais porque tinha perdido minhas fotos do cume do Pico do Papagaio.
Aiuruoca é uma cidade fantástica, com uma natureza muito preservada, lá traz uma calma e tranqüilidade impressionante (Como as próprias placas da BR 267 dizem “Montanhas Mágicas da Mantiqueira”). Desta vez que voltei, não foi diferente, teve muita aventura, subi o Pico do Papagaio por uma outra trilha, nadei na cachoeira dos Garcias, coisa que não deu para fazer da primeira vez, pois estava em época de cheia, muito agressiva, e a água trincando de gelada, desta vez também estava, mas deu para encarar.
Outra coisa que destaco desta viagem, foi à galera, muito bacana. Praticamente já tive três contatos com o pessoal de Lavras – MG. A primeira vez foi em um carnaval na cidade de Tiradentes – MG, a segunda na Travessia Petrópolis / Teresópolis RJ, e neste passeio em Aiuruoca. Apesar de não conhecer a cidade bem, o pessoal de lá é muito bacana, super gente boa.
Um bom conselho que dou sobre Aiuruoca, é a questão da hospitalidade do povo da cidade. A primeira vez fiquei na pensão da Dona Virginia, muito receptiva, e desta vez fiquei no Abrigo de Montanha do Pedro, no Vale dos Garcias. Fiquei muito impressionado com tamanha educação do Pedro e do seu amigo. Eles são muito receptivos, educados, atenciosos, prestativos, em fim vale muito a pena ficar no abrigo. O abrigo fica entre montanhas, perto de trilhas para o Pico do Papagaio, cachoeiras, Falésia do Leão (point de escalada esportiva) em fim o lugar é muito bom.  Inclusive um excelente lugar para aventureiro ficar, com área de camping, bom preço, ambiente super agradável com boas vibrações.
Como chegar ao abrigo: Após você entrar no trevo sentido a cidade de Aiuruoca, antes de chegar à cidade, entrar sentido ao Parque Estadual do Pico do Papagaio. Este caminho vai ser pelo Vale dos Garcias, ao ver as primeiras casas ou pousadas, é só perguntar onde fica o “Abrigo do Pedro”, não tem erro, todo mundo conhece ele na região.
E a prova de que Aiuruoca é muito bom, pretendo voltar varias vezes!!!
 Pico do Papagaio I
II
III
Iniciando a subida
Time
Caverninha
Pedra Quadrada
Cume do Pico do Papagaio I
II
III
IV
Pico do Papagaio
Vale do Matutu
Pedra Redonda
"Prateleiras" do Parque Estadual do Pico do Papagaio
 Cidade de Aiuruoca
Camping no Abrigo do Pedro
Água 100% mineral
Dog
Paisagem do Abrigo
Caminhando
A caminho da cachoeira dos Garcias
Cachoeira dos Garcias I
II
III
IV
V
Cume da Cachoeira dos Garcias
Mais uma queda da Cachoeira dos Garcias
Natureza I
II
III
IV
V
VI
VII