quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Kit Primeiros Socorros


Há um bom tempo eu venho com a idéia de montar um kit primeiros socorros, e sempre adiava. Até que um dia eu estava de bobera em uma loja de aventura, e me deparei com uma bolsa da deuter de primeiros socorros com um preço legal. Não pensei duas vezes e logo comprei e falei, agora sai o tão esperado kit.
O kit primeiros socorros é de extrema importância em um camping, um pedal longo, trekking, escalada e até mesmo em um mochilão. Lembrando que acidentes não tem hora marcada e nem data prevista para ocorrer, por isso é bom ter um kit em mãos.
Objetivo de um kit: Como o próprio nome diz, são os primeiros socorros, ou seja, é uma coisa para acudir ali na hora, e o tratamento adequado e eficiente vai ser no hospital com profissionais capacitados.
O kit que eu montei ficou por volta do valor de R$35,00, sem a bolsa da Deuter, mas você pode encontrar uma bolsa de primeiros socorros legal em uma farmácia, ou até mesmo improvisar uma.
A vantagem do kit da Deuter, é que ele é impermeável, tem um bom espaço e é compacto.
Segue abaixo os itens que eu comprei.
Obs: Não comprei remédios para dor de cabeça, enjôo, dor no corpo, gripe, febre e etc, pois deixo para comprar quando for viajar, ou até mesmo pego aqueles que já tenho em casa.
ITENS:
01- Algodão (cortes, picadas, ferimentos, nariz sangrando por causa do sol e etc...)
02- Band-aid (pequenos cortes, bolhas, machucados de escalada nas mãos, colocar em bolhas no Tendão de Aquiles provocadas pelo calçado e etc...)
03- Faixa (comprei dois tamanhos, que podem servir para imobilizações, torções nos pés, fazer curativo e etc...)
04- Gases (comprei dois pacotinhos que vem dez em cada um. Gases sempre é bom ter muito, pois gasta muito. Serve para curativo, sangramento, estancar sangramento e etc...)
05- Esparadrapo (fechar os curativos, e etc...)
06- Água oxigenada (para lavar machucados ou desinfetar algum objeto)
07- Luvas (para trabalhar com mais higiene, coisa que é difícil de se fazer quando estar em áreas remotas)
08- Antisséptico (para desinfetar, melhor cicatrização e etc...)
09- Pomada (sulfato de neomicina + bacitracina, serve para infecções de pele, ferimentos e queimaduras, neste caso é ideal se caso ocorrer algum acidente com a ponta do dedo no fogareiro ou em talher e panela quente. Queimadura é pior do quer corte, pelo menos eu acho)
10- Termômetro (que eu me lembre, é uma ferramenta usada somente em suspeita de febre)
11- Pinça (ideal para tirar um espinho ou uma farpa, e quando não tem uma pinça, faz uma falta)
12- Tesoura (uso a do meu canivete, mas você pode usar até mesmo uma faca, lembrando de desinfetar)
13- Arnica (remédio caseiro ideal para picadas de insetos. Ex: formiga, abelha, marimbondo, pernilongo, entre outros insetos. Também é bom passar em alguma região inchada, ou dolorida)
14- Mascara (higiene)

Observações:
* Para maior eficácia nos primeiros socorros, procure um treinamento / curso.
* Lembrando que se for uma coisa muito grave, procurar um socorro o mais rápido possível.
* Na categoria “Se Liga” do blog, tem algumas dicas de primeiros socorros, confira!
 First Aid Kit - Deuter
O espaço do kit
O kit preenchido
Fechado com os itens dentro