terça-feira, 8 de março de 2011

Prados & Bichinho – MG

Passear em Tiradentes sempre é bom, e desta vez não foi diferente. Já fui agraciado várias vezes de ir a Tiradentes, é uma cidade fantástica, mas nenhuma das outras vezes, foi tão bom quanto desta vez.
Já fui a Tiradentes várias vezes de bate e volta, dormindo em São João, passei também um carnaval dormindo cinco noites em Tiradentes. Desta vez que estive na cidade, foi muito agradável e diferente. A parte mais legal foi ter conhecido Prados e Bichinho, duas cidades que ficam ao lado de Tiradentes. Fiz este percurso de bicicleta, e pude observar duas cidades muito bacanas, com uma grande riqueza cultural. Outra coisa que gostei de Tiradentes foi sua noite, muito charmosa e com uma boa MPB tocando pelos barzinhos a fora. Fui em um fim de semana qualquer, onde a cidade estava vazia, daí pude curtir melhor. À noite em Tiradentes é muito legal, andando pelas ruas, escutava em uma esquina Chico Buarque, no meio do quarteirão Toquinho, um pouco mais a frente Tom Jobim, um pouco mais a frente ainda Caetano, mais um pouco a frente Adoniran Barboza, e assim por diante escutando Gil, Elis, Paulinho da Viola, Djavan, Belchior.....só fera!!!
Agora falando em Prados e Bichinho, são duas cidades bem pequenas, que vivem praticamente do turismo e da produção de artesanato. Essas duas cidades têm uma grande riqueza cultural, fazendo parte do eixo da Estrada Real, e são cidades com mais de 300 anos de idade. São cidades bem charmosas, pacatas e receptivas que valem muito apena conhecer.
Onde Ficar? Tanto em Prados quanto Bichinho, observei que há pousadas, mas não existe área de camping. Sobre o valor das diárias não sei com precisão, por isso, não me citarei valores, mas acredito que seja mais barato do que em Tiradentes e São João Del Rei.
O que dá para fazer? Da para fazer um passeio muito legal de Mountain Bike pela região, conhecendo além dessas duas cidades, outros vilarejos. Entre Tiradentes e Prados, tem uma Estrada Parque que liga as duas cidades, é um lugar muito bonito ao lado da Serra São José e com a presença constante da natureza. Notei também nesta região um grande potencial para vias de escalada, às vezes até já existem.
Prados conta com um mirante bem bacana, com fácil acesso a igrejas muito bonitas e lojas de artesanato e barzinhos.
Bichinho conta com igrejas, várias lojas de artesanatos, barzinhos e ao lado da cidade tem o Museu do Automóvel.
 Como chegar? O negócio é ir até Tiradentes, e de lá se informar melhor como chegar nessas duas cidades. Não tem segredo de chegar até elas.
Distância de Tiradentes à Bichinho: 7km.
Distância de Tiradentes à Prados: 20km. Obs: Indo pela estrada principal, antes de chegar em Prados, irá passar por Bichinho. Agora passando pela Estrada Parque, você passa por fora de Bichinho, chegando diretamente em Prados. Quem for de bike, recomendo ir pela estrada principal até Prados, e voltar pela Estrada Parque. Qual a vantagem? Você irá conhecer as duas estradas e as duas cidades.
 Não pode faltar!!!
Tiradentes - MG

Paisagens da Estrada Real
Estrada Parque (Entrada Tiradentes)
Serra São José
Museu do Automóvel
Bichinho - MG
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França (1732) - Bichinho MG
Prados - MG
Mirante em Prados - MG
Prados - MG
Igreja Nossa Senhora do Rosário - Prados MG
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição - Prados MG
Cemitério - Prados MG
Estrada Parque (Entrada Prados)
Estrada Parque