domingo, 6 de março de 2011

Cachoeira do Caixão

A Cachoeira do Caixão, ao meu ver não é uma cachoeira, e sim uma corredeira. Mas como este nome já esta bem fixado neste lugar, não cabe a eu tentar mudar este nome.
Duas coisas que eu acho chato é chamar capelinha de gruta e corredeira de cachoeira. Em Divinópolis e nos arredores é muito comum você se deparar com essas placas. Eu por exemplo quando me deparo com placa indicando alguma cachoeira ou gruta, fico com vontade de conhecer. Ai da aquela expectativa e quando chega no lugar é uma corredeira ou uma capelinha com algum santo.
Eu penso que colocar estes nomes é um pouco de equivoco. Ao meu ver gruta é uma formação rochosa parecendo uma caverna, e não uma capelinha com algum santo. Ex: de alguns lugares que tem grutas: Cordisburgo, Sete Lagoas, Lagoa Santa, Ibitipoca, São Thomé das Letras, Arcos, Pains, Petar-SP, entre outros lugares.
Já cachoeira a meu ver é quando tem uma queda d’água, seja em livre ou escorrendo sobre as pedras. Esta queda tem que ser bem inclinada. Sobre o tamanho da cachoeira, não vai influenciar sobre a sua definição. Em Minas Gerais poderemos ver cachoeiras gigantes como o Tabuleiro e a Casca D’anta, como também cachoeiras belíssimas de pequeno porte espalhadas por ai.
Voltando ao assunto sobre a corredeira do Caixão, digo Cachoeira do Caixão.....kkkk, é um lugar bem legal para pedalar, ir de moto, ou até de carro, porém a estrada é bem precária para ir em carros baixos, principalmente se tiver chovendo. Lá também é um lugar ideal para a prática do caiaque, o meu amigo Magrão já me contou altas aventuras sua com seus parceiros do caiaque nesta corredeira.
Segue ai as fotos, até +