quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Carmópolis de Minas – MG


Carmópolis de Minas é um lugar ideal para a prática de escalada, com uma pedra de aproximadamente 210 metros de altura, com um enorme potencial para abertura de vias.
Eu recomendo Carmópolis de Minas, para quem pratica escalada ou uma caminhada. Em relação à via que eu fiz, ela da cume e se chama Via: “Por do Sol”, uma via muito bacana, com um visual muito bonito, e é uma via toda fixa, bem protegida e de graduação 5°grau. Sobre a caminhada, eu não sei se da para fazer cume caminhando, mas acredito que haja alguma trilha até o cume.
O que da para fazer? Escalar, parece que a pedra tem apenas duas vias, mas se tiver furadeira, grampo e disposição, da para abrir muitas e muitas vias. Da para acampar, e tem que levar tudo o que for usar, inclusive água.
Já a caminhada, é no meio de uns pastos, e com um ar bem puro e um visual maravilhoso.
Antes de tudo, vale lembrar que a área onde esta a pedra é propriedade particular, tendo que pedir uma autorização ou dar uma satisfação sobre o que você pretende fazer no terreno, seja qual for o seu objetivo: Ex: Escalar, caminhar ou acampar. Lembrando que você é responsável por sua segurança, e sempre levar o seu LIXO de volta.
Como chegar? Saindo de Divinópolis, pegar a BR494 e entrar no trevo que vai para Cláudio, passando por Monsenhor João Alexandre, indo até a BR381. Após chegar na Fernão Dias, descer sentido Sul de Minas. No primeiro posto de gasolina na BR, na entrada da cidade, ele fica a direita, é só pegar uma estrada de terra, e seguir até no final dela, que vai dar em um curral, depois é seguir andando.
Pedra de Carmópolis de Minas
Primeira Enfiada
Via: Por do Sol
Cume
Marther - Guilherme - Neném - Eu