quinta-feira, 8 de julho de 2010

Saco de Dormir


O saco de dormir é um equipamento indispensável na mochila de um aventureiro, e temos que levar em conta alguns detalhes na hora de escolher um. Antes de mais nada eu só uso o saco de dormir quando estou sozinho, porque quando estou acompanhado uso colchão inflável, que é mais confortável. Vale lembrar que tem como o saco de dormir se acoplar um no outro, tornando-se um saco de casal. Caso você já tem um saco de dormir e quer acoplar em outro, preste atenção na posição do zíper, pois os sacos têm que ser de zíperes opostos para se unirem.
Para quem não sabe hoje em dia o mercado juntamente com as marcas, oferecem sacos de dormir de todas as qualidades e resistência. Então antes de você escolher um, veja qual saco irá cobrir suas necessidades e objetivos. Um dos critérios que uso para comprar qualquer equipamento é procurar sempre o melhor produto com custo e beneficio. Como minhas metas de aventuras não têm “limites”, pois penso explorar todos os lugares possíveis que eu puder, já escolhi um saco que é próprio até para gelo. Então a dica que dou é que quanto mais resistente o saco for, melhor ele será, lembrando que regiões montanhosas é super comum dar temperaturas negativas, como a geada. Outra coisa, é que os sacos mais resistentes automaticamente eles são mais fofos e mais confortáveis, que ajuda no conforto de um sono, lembrando também de nunca deixar de usar o isolante térmico, que ajuda a isolar o frio da terra e contra o incomodo de pequenas pedras em terrenos irregulares.
Quando falo olhar a questão custo e beneficio, é porque podemos ver dois tipos de fabricação de sacos de dormir, um com fibras sintéticas e o outro de pena de ganso. Até onde eu sei, o de pena de ganso é mais luxuoso e mais fofo, já o de fibra sintética oferece a mesma qualidade, porém não é um produto fino. Dependendo da marca o preço pode variar bastante, e as vezes é só porque a marca é famosa, fique atento!
Agora se suas expectativas é fazer um camping de vez enquanto, só no verão, lugares de temperaturas positivas e etc, um saco de preço razoável ou nacional, irá cobrir suas necessidades perfeitamente, caso contrário de uma boa pesquisada, e veja qual saco enquadra com seus objetivos.
Quando falo que quanto maior a resistência do saco, melhor será, é pelo motivo que ele não te atrapalhara em nada, se tiver calor é só dormir com ele aberto ou semi-aberto, e se tiver frio é só fechar ele bem.
Outra coisa que vale observar na compra de um saco de dormir, é se ele oferece saco compressor para guardá-lo. O saco compressor deixa o saco mais compacto, comprimido, que ajuda muito na questão de espaço na mochila, principalmente para quem faz travessias, trekking ou viagens longas  
Fica ai então a dica, e lembrando que o negócio e pechinchar, pois o mesmo modelo de saco, o seu preço pode variar muito.

Saco de dormir: Lafuma Trek 1400 (Suporta temperaturas até -17°C)
Trek 1400 - APROVADO - Usei na Serra dos Órgãos em temperatura negativa, satisfação total

Nenhum comentário: