sábado, 26 de junho de 2010

Cordelete


Para quem não conhece o que é um cordelete, vai ai a explicação. O cordelete é uma corda de diâmetro bem pequeno, inferior ao de uma corda normal. O cordelete que também é conhecido por alguns como cordim, tem como medida na maioria das vezes o diâmetro de 5mm chegando até onde conheço ao diâmetro de 7mm.
O cordelete é muito usado em atividades como escalada e camping, porém há dois tipos de cordelete (ATENÇÂO NO USO CORRETO). O primeiro cordelete é aquele usado em escalada, que é muito mais resistente e próprio para a atividade, porém ele também pode ser usado em um camping. O cordelete de escalada você irá encontrar em lojas de aventura e de escalada. O segundo cordelete é uma corda de diâmetro pequeno, porém ele não é tão resistente como um usado na escalada, por isso não use um cordelete “normal” em atividades verticais, tirolesa e etc. O cordelete comum é encontrado principalmente em casas de cordas, agropecuária e depósitos de contrução.
Elaborei esse artigo por achar o cordelete um objeto essencial em qualquer aventura, seja no camping fazendo amarrações para esticar sobre-teto de barraca, varal, ancoragem para um lampião, armar ou segurar algo, e várias outras gambiarras que a nossas imaginação nos permitir. Vale lembrar que o cordelete é muito mais forte que um cadarço de tênis, um barbante, e dependendo da qualidade do cordelete, ele equivale a um arame.
É um objeto que “quebra muito o galho” ele nunca fica de fora da minha mochila, pois pode te ajudar muito, como já me ajudou a amarrar minha mochila no bagageiro da moto, entre outras utilizações que já fiz.
Já na escalada ele também pode te ajudar muito, como as principais utilizações do nó prussik, ancoragens para rapel, ancoragens, ancoragens em chapeeta, entre outros.
Segue ai então a dica de começar a andar com um pedaço de cordelete, principalmente por ser um objeto barato e super utilitário.

Cordeletes de diâmetros variados

Nenhum comentário: