quinta-feira, 15 de março de 2012

Garantias e Garantias Vitalícias

Quando adquirimos um produto caro, ou algo que não conhecemos, logo pensamos na garantia. Falar em garantia vitalícia parece um exagero, mas não é! Independente se a garantia é vitalícia ou não, ela nos tráz bastante conforto, e querendo ou não a marca que proporciona isso ganha nossa admiração e nos tornamos fãs consumidores.
No mercado de aventura muitas marcas top de linha oferecem a garantia vitalícia, porém muitas pessoas não sabem como ela funciona, pois não registram seus produtos conforme a marca exige.
Para que você tenha uma garantia vitalícia, é necessário que siga algumas instruções do fabricante como: defeitos que a marca cobre (não confunda defeito com mau uso!!! Tem muita gente que não lê manual de instruções), não registrar no site da marca, política da marca, entre outros critérios.
Estou a cinco anos mexendo com marcas de aventuras, e como em qualquer outro setor, o mercado de aventura esta repleto de marcas vagabundas, que além de não dar garantia alguma, oferecem produtos da China, com qualidades horríveis.
As marcas que oferecem garantia vitalícia, não oferecem atoa, são marcas muito bem estabelecidas no mercado, que prezam a satisfação do consumidor, e acima de tudo tem o maior respeito pelo consumidor.
Os processos que as marcas costumam exigir são: cadastro no site, nota fiscal (Não esqueça de solicitar a sua nota fiscal, ela pode te dar toda a razão em algum problema que possa aparecer), códigos na etiqueta do produto (Este código ou você registra no site, ou a loja registra ele quando é feito a venda).
Os produtos que eu sei que costumam ter garantia vitalícia são: quadros de bike (Eu tenho uma Kona, o meu quadro tem a garantia de quatro anos, e foi necessário o cadastro na loja. A marca Specialized, meu sonho de consumo, oferece garantia vitalícia), mochilas (Que eu sei, por eu ter produtos dessas marcas, a Deuter e a Curtlo oferecem garantia vitalícia), acessórios (Alguns acessórios a Deuter e a Curtlo oferecem garantia), corda (Tem marca de cordas de escalada que exigem o registro no site. Não sei se cordas de rapel exigem), entre outros produtos.
Obs: Eu apenas citei as marcas que conheço e que oferecem garantia com algum prazo ou garantia vitalícia. Com certeza existem marcas ai no mercado que eu não citei que oferecerem esses tipos de garantias.
Obs: Até onde sei comprar equipamentos usados, não tem garantia vitalícia ou às vezes nenhuma garantia. (Eu mesmo ia adquirir um quadro da Specialized usado, mas totalmente zero, em excelentes condições, quando soube que ele não teria garantia vitalícia, desanimei na mesma hora. Com certeza este quadro usado não ia me dar dor de cabeça alguma, mas não quis pagar para ver!).
Para mais informações, entre em contato com a marca desejada e se oriente.
Então fica ai a dica para você não perder a garantia do seu produto, e não ter aborrecimento!
Escrevi este artigo porque tem muitas pessoas que acham que basta você adquirir o produto e esta tudo pronto! Tem essas pequenas burocracias que são simples.
Etiqueta da marca Curtlo
Fonte: http://www.curtlo.com.br/
Etiqueta da marca Deuter
Fonte: http://www.deuter.com.br/