sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mochila Cargueira


A mochila cargueira como o próprio nome diz, é uma mochila especifica para o uso de cargas, principalmente em grandes caminhadas ou em viagens de muitos dias. Para a escolha de uma mochila cargueira, vale à pena considerar alguns aspectos que serão fundamentais para o conforto do aventureiro e até mesmo da vida útil da mochila. Uma das coisas fundamentais que olho em uma mochila cargueira é sua capacidade, ao meu ver quanto maior sua capacidade que é medida em litros, melhor será “antes sobrar do que faltar”. Outro aspecto é se a mochila tem hastes de alumínio nas costas evitando que ela fique empenada, atrapalhando em seu transporte. O tecido também é um item muito importante de ser considerado, pois ele é que segura o peso, dentre os tecidos mais resistentes que tem no mercado é a cordura, então dê preferência a este tecido. Fivelas e o cinturão abdominal também tem que levar em conta, pois as fivelas suportam a pressão do peso e do compacto, e o cinturão abdominal é fundamental na distribuição do peso e no conforto oferecido para o carregador.     
Você irá ver mochilas cargueiras de todos os estilos e capacidade, em casas de pescarias, lojas de aventura ou na net. Mas ai vai à pergunta elas são caras e eu tenho uma mochila grande que “cabe tudo”. Às vezes ela realmente cabe, mas não agüenta o tranco. Vale à pena economizar? Na minha opinião, não! Alem de você estar investindo em algo que você gosta, você tendo cuidado com sua mochila, poderá te servir talvez para o resto da vida em suas aventuras.
Em relação às marcas de mochilas cargueiras, podemos ver marcas gringas que são excelentes, mas tem marcas nacionais “show de aventura”. O negócio é pesquisar!!! Quando falo que não vale à pena economizar é porque já estou um pouco calejado neste ramo de aventura e posso falar com total segurança que as mais caras são melhores, por oferecerem melhor material, e o principal, serem técnicas. A questão de ser técnica é muito fundamental na natureza, como uma capa de chuva para a mochila, hastes de alumínio, tecido cordura, cinturão abdominal, boas regulagens, conforto (as mais caras são excelentes), repartições organizadas, espaço para cantil flexível de hidratação e boas fivelas. Não vou fazer merchandising de marcas, mas para quem conhece sabe do que estou falando, e basta comparar. O conforto é fundamental, principalmente para quem quer fazer uma travessia (caminhar horas e horas com uma mochila de alças roçando o seu ombro, peso mal distribuído, costuras se desfazendo, tecido rasgando, não é nada agradável).  Tudo bem que certas marcas têm o preço muito elevado, mas não são por a caso, o canal é você ter alguém que possa trazer do exterior com um preço acessível, pois elas chegam bem caras para nós, consumidores no Brasil. Só dou razão de você não investir em uma mochila cargueira de qualidade, se for a sua primeira aventura. Mesmo assim se você não usá-la para uma aventura, pode ter certeza que ela será útil para uma viagem urbana, e como será.
Para as pessoas mais leigas no assunto, a mochila cargueira é usada com o principio de carregar grandes cargas, e não para caminhadas, bike, corrida, escalada e etc. Eu, por exemplo, tenho vários tipos de mochilas, uma para cada atividade. Falo isso, pois às vezes a pessoa acham que comprando uma cargueira pode adaptá-la as outras atividades, às vezes pode dar certo, que acho muito difícil, pois na maioria das vezes ela ficará murcha, atrapalhando o seu carregamento.
Espero que através desta matéria posso ter contribuído de alguma forma, para os aventureiros que pensão em adquirir a sua primeira mochila ou até mesmo trocá-la.


Até +      

Nenhum comentário: