domingo, 1 de novembro de 2009

Serra da Canastra - MG


Eu sou muito suspeito para falar sobre a Serra da Canastra, pois lá é um parque perfeito, com a beleza do cerrado e uma fauna exuberante, “vale de mais a pena conhecer esse lugar”. Outra coisa que não pode deixar de falar sobre a Canastra, é em relação as suas lindíssimas cachoeiras como: Cachoeira do Cerradão, Cachoeira do Fundão, Cachoeira do Rolinho, Cachoeira do Rolador e a onipotente Casca d’Anta com seus 186 metros de queda livre, (show de cachoeira).
A Serra da Canastra conta com um espaço de 71.525 hectares, com portarias de entrada no parque, nas cidades de São Roque de Minas, Sacramento, São João Batista e São José do Barreiro. Dentro do parque fica a nascente do Rio São Francisco, um rio de tamanha importância no Brasil, nascendo na Serra da Canastra, e desaguando no Oceano Atlântico entre os estados de Sergipe e Alagoas.
O que da para Fazer na serra da Canastra?
Como já disse anteriormente, a Canastra é um grande parque, por isso para conhecer toas as suas cachoeiras, você tem que agendar pelo menos uns 4 dias para conhecer todo o local. Lá da para fazer travessias, trekking, rapel em cachoeira particular, caminhadas, tirolesa, bóia cross, arvorismo, passeio de mountain bike, banhos em cachoeiras e piscinas naturais, tudo acompanhado de uma belíssima paisagem. Vale lembrar que a maioria dessas atividades tem que pagar.
Outro fator bacana na Canastra são as cidadezinhas bem aconchegantes, com uma boa comida mineira no fogão de lenha e o famoso “queijo canastra”.
O parque tem uma boa estrutura para receber os visitantes, que cobra uma taxa de R$3.00 por pessoa. Dentro do parque você irá encontrar o Centro dos Visitantes, acesso a cachoeira Casca d’Anta, Curral de Pedras e outras cachoeiras.
O que levar e onde ficar?
Como sou um amante do camping, recomendo fazer um acampamento, pois através dele você tem um maior contato com a natureza. Lugar que eu sempre fico e recomendo. O preço acho meio caro, R$15.00 a diária por pessoa, com uma boa estrutura. Luz, chuveiro quente, tanque, banheiro limpo e boa localização.
Em relação ao que levar, depende de como você irá se hospedar, se for camping recomendo levar tudo (desde roupa de cama até panelas). As cidades da região contam com algumas mercearias, açougues, farmácia e posto de gasolina. São Roque de Minas é a que tem a melhor estrutura.
Como chegar?
De Divinópolis a Serra da Canastra da 210 km, passando por dois postos de pedágios. Você irá pegar a rodovia MG050 sentido Formiga, indo até a cidade de Piumhi. Chegando em Piumhi, você irá pegar a MG341, e seguirá por ela até o trevo das cidades de São Roque de Minas e Vargem Bonita. Qualquer uma das cidades da acesso ao parque. (o camping babilônia fica em Vargem Bonita)

Casca d'Anta 186 metros de queda livre
 
Parte alta da Casca d'Anta



Cachoeira do Cerradão



Cachoeira da Chinela
 
Cachoeira do Fundão



Rasga Canga, primeira queda da Cachoeira do Rolinho
 

Nascente do Rio São Francisco
 


Rio São Francisco
 
Centro dos Visitantes I




Centro dos Visitantes II



Curral de Pedras (muro construido por escravos)



Bom passeio!!!

Nenhum comentário: