quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Tempestades Elétricas

O que é raio.

Raios são descargas elétricas atmosféricas que não seguem um padrão de destino, ou seja, um raio não necessariamente desloca-se rumo a terra, ele pode vagar apenas na nuvem de origem e partir para outra dotada também de cargas. Os raios não se limitam apenas em partir de nuvens, estes podem ser emanados da terra. Sua intensidade e amperagem é extremamente alta podendo variar em largas faixas.


Porque o raio cai em "X" local.

O raio procura o caminho mais fácil para descarga, é totalmente imprevisível aonde ele possa atingir.

É verdade que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar?

Não, muito pelo contrário, dependendo da intensidade elétrica ele pode ter seqüenciais descargas no mesmo local, é raro isto acontecer pois geralmente quando um raio cai em determinado ponto ele libera toda a descarga local, não restando energia suficiente para um posterior descarga. Pelo sim ou pelo é melhor não seguir rumo ao local onde houve uma descarga, pois este ponto oferece condições propícias para receber novas descargas.


O que acontece se um raio atingir uma pessoa?

Existe duas formas de descargas tendo pessoas como vítimas:

1 - quando o raio cai exatamente sobre a pessoa, esta fica totalmente carbonizada sem nenhuma chance de sobreviver, tem seu tamanho reduzido em até 70% ficando irreconhecível

2 - quando um raio cai no solo muito próximo a uma pessoa, dependendo da distância pode matar mas não altera a mesma fisicamente, o que acontece na maioria dos casos é a pessoa desmaiar com a dissipação da descarga que vaga no solo podendo em alguns casos proporcionar parada cardíaca. Esta dissipação de energia ocorre quando há chuva, ou seja, se o solo estiver molhado pois sabemos que a água é condutora de energia.


Como evitar os raios.

É muito difícil saber um local adequado para não ser surpreendido pelo raio. Um belo abrigo é o carro, onde foi cientificamente provado que mesmo que um raio caia sobre o mesmo você não sofre descarga. Mas como não existem carros ou casas no meio da trilha uma forma é procurar abrigar-se em partes baixas, não expondo-se muito em pontos elevados. Áreas descampadas são os locais prediletos dos raios assim como árvores. Não se proteja junto a árvores pois estas funcionam como pára-raios e você poderá receber parte desta descarga ou parte de uma árvore na cabeça!

Já nos foi perguntado a respeito de como poder evitar raios em topos de montanha... aí a situação fica difícil! Uma das formas é tentar desocupar o topo, procurando abrigo nas vertentes, mas caso isso for impossível o ideal é você montar seu para-raio distante do seu acampamento com um garfo ou faca na ponta de um galho de forma que ele fique aterrado e apontado para cima no ponto mais alto da montanha... ressalto extremo cuidado ao fazer isso para que você não acabe sendo o próprio para raio e como já disse... beeeeeeem distante do seu acampamento! (ainda assim, recomendamos afastar-se do cume - O raio busca a menor trajetória ao solo, e a montanha é exatamente esse atalho).


Fonte: www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/superdica.asp?id_atividade=2&id=77

Nenhum comentário: