segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Carmo da Mata MG: Cachoeira da Furquilha

O camping na Cachoeira da Furquilha, foi o meu primeiro camping selvagem, e praticamente o meu primeiro acampamento. Falo isso, pois o meu primeiro acampamento foi com os meus pais em Furnas no Náutico, quando era criança, que foi bem legal.
Ai se passaram anos, até que meus amigos conheceram a Cachoeira da Furquilha em Carmo da Mata MG. Essa época foi bem legal, onde a galera começou a caminhar com as próprias pernas e adquirir as motos, para cair na estrada. Nessa oportunidade foi onde envolveu o bom com o agradável, pois tínhamos a moto, mas não tinha grana para viajar tão longe, pois tinha que pagar a prestação da moto. E para não ficar parado, quer programa melhor e barato do que o camping?
A Furquilha, conheci através de meu amigo Guilherme, que nasceu em Carmo da Mata. Mas quando a galera presenciou a cachoeira, já veio à idéia de acampar no local que era bem atrativo. Bastou só o primeiro acampamento, e depois rolaram vários.
Então indo ao assunto, a Cachoeira da Furquilha fica em uma área particular, que eu mesmo não sei quem é o dono, mas uma galera visita frequentemente todo fim de semana, com todo respeito, sem problemas algum. A Furquiha, é uma cachoeira de aproximadamente 100 metros, sendo dividida em duas quedas. Um excelente lugar para lavar a alma, porém ela não é boa para nadar, pois a queda d’água quebra em cima das pedras, não formando um lago para nadar.
Ao lado da cachoeira, fica um pasto de grama excelente para acampar, que também da acesso a trilha que leva ao cume da cachoeira. É uma trilha íngrene, porém tranqüila, que vale a pena fazer.
Para chegar na Furquiha: partindo de Divinópolis, dá 60 km. Você irá pegar a BR 494. De Divinópolis ao trevo dá 54 km. Chegando no trevo, você virá para esquerda, e seguirá por um bairro de Carmo da Mata, passando ao lado de uma estação da Cemig, e depois você seguirá por uma estrada de terra, passando por várias entradas de sítios. No final da estrada, está a Cachoeira da Furquilha, dando 6 km do trevo até o local.
O que levar? Lá é um camping selvagem, tendo que levar tudo, principalmente água. Itens necessários: barraca, água, lampião, lanterna, alimento, um agasalho (mesmo que seja no calor), saco de dormir com isolante ou colchão. Em Carmo da Mata, você encontra supermercado, mercearia e etc. Lembre-se de deixar o local limpo, recolhendo seu lixo, mantenha o respeito no local, praticando silêncio, sem incomodar moradores locais e os animais.
O que da para fazer? Tomar banho de cachoeira, fazer rapel, acampar, caminhada, e desfrutar da paisagem. Atrás da Furquilha tem um morro muito alto, que os meus amigos (Alex e Luiz Paulo) batizaram de morro do urubu. O morro é uma pedra de granito, que inclusive a galera da escalada, esta querendo grampear, para fazer vias de escalada. O acesso é fácil, da para subir no cume andando, que vale a pena, pois tem um mirante muito bonito.
Já a questão do rapel na cachoeira, é muito bacana. Porém eu recomendo a fazer com pessoas profissionais, com equipamento profissional de segurança, como: corda própria para rapel, capacete, cordelete com nó prussik, freio oito ou atc, mosquetão, luvas, cadeirinha, ancoragem da corda com nó de seurança. Além do mais muita atenção, todo cuidado é pouco, pois a pedra é escorregadia, muito alto, envolvendo PERIGO DE MORTE.
Jamais faça o rapel sem profissional, pois tem que ter o equipamento de segurança, técnicas e habilidades. O rapel em cachoeira é muito perigoso, não faça com equipamento improvisado, e sem um operador profissional, CUIDADO!
Segue as fotos do local, qualquer dúvida, sugestão ou critica: campingnatureza@bol.com.br
Até +, boas aventuras com muito cuidado e responsabilidade acima de tudo.

Local do camping


Cachoeira da Furquilha apro. 100metros.


Eu no rapel


Eu e o Giovane


Passando café


Esquentando o rango


Cume do Morro do Urubu


II


III