quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Arcos: Rastro de São Pedro, Corumbá e Pains - MG


O camping em Arcos, mais precisamente no Rastro de São Pedro, é show de escalada. Vou tentar descrever o local. Eu fiquei sabendo que lá chama Rastro de São Pedro, por causa se uma marca de pegada em uma pedra, que fica lá no chão. São os “causos” do interior. O Rastro são vários blocos de calcário, que devem ter aproximadamente uns 40 metros de altura. Se tratando de escalada, lá tem algumas vias muito bacana, mas o potencial do lugar é muito grande, podendo abrir várias vias de todos os graus, pena que a cidade não tem escalador. Isso também dificulta em relação ao croqui das vias, eu não conheço ninguém que tem. Em linhas gerais lá é excelente para escalar, a cidade tem até apelido de “capital do calcário”.
O que da para fazer? Eu recomendo lá para acampar, quem pratica escalada, porque além de você poder escalar o dia inteiro, você arma sua barraca na base da pedra, “é sair da barraca, e já mandar uma via”. Ao lado do Rastro, tem um riacho, que da para nadar, o lugar é muito limpo.
O que levar? O camping lá é selvagem, então eu recomendo levar tudo que você irá usar, e lembrar sempre de TRAZER SEU LIXO DE VOLTA. Em relação alimentação e água, você conseguirá tudo na cidade, Arcos é muito bem estruturada. Chegando ao local, você irá ver onde é que acampa, o lugar fica na base da pedra, com muitas árvores, que inclusive fica na sombra o dia inteiro.  Lá é uma área privada, que eu não sei quem é o dono, mas é aquele negócio, saber chegar e respeitar o local.
Outra coisa que vale a pena ir em Arcos, é conhecer as cidades ao lado como: Corumbá que fica a 9km de Arcos, e Pains que fica a 17km de Arcos. Tanto Corumbá como Pains tem escalda também. Pains conta com um sítio arqueológico fantástico "Mané do Juquinha", e lá também tem vários boulders. Vale muito apena conhecer.
Como chegar? Saindo de Divinópolis, da 90km até em Arcos. Você irá usar a MG 050, a qual você passará por um posto de pedágio perto de São Sebastião do Oeste. Na MG 050 você irá percorrer 68km até pegar a BR354, e depois mais 22km. Chegando em Arcos você irá passar em frente a PUC Arcos, e lá você pede uma orientação de como chegar no Rastro de São Pedro, ele é super conhecido na região, não tem erro.
É isso ai galera, faça um bom passeio com muito cuidado e responsabilidade, qualquer dúvida, use o e-mail do Blog, até +.


O lugar é show de escalda!


Área de camping


Rastro de São Pedro I
 

II


Ferramentas de trabalho
Olha o Rastro de São Pedro



Corumbá



Sítio Arqueológico Mané do Juquinha 





Nenhum comentário: